Quintino Bocaiúvas, mais conhecido entre os cariocas pelo seu primeiro nome, possuem características residenciais em ambos os lados (norte e sul) e está localizado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro.
Praça principal de Quintino |
O bairro, que pertence à 15ª Região Administrativa (Madureira), recebeu esse nome em homenagem ao jornalista, político e morador da região - Conhecido como patriarca da República - Quintino Antônio Ferreira de Souza ou Quintino Bocaiúva.
A casa onde ele morou de 1892 até sua morte, em 1912, ainda permanece em sua forma original e foi tombada em âmbito municipal pelo decreto 12.294 de 17 de setembro de 1993. Em 2009 houve uma indicação legislativa com intuito de se realizar o tombamento histórico estadual do imóvel.
Fachada da Casa de Quintino Bocaiúva |
Ex-Jogador Zico |
Lá também encontra-se uma das casas mais antigas de piano da cidade: a Rei dos Pianos Ltda., que restaura pianos desde 1935.
Quintino Bocaiúva ainda é um lugar onde resistem certas tradições do subúrbio carioca, como o hábito de crianças brincarem na rua, ou mesmo de adultos colocarem cadeiras de praia no portão e passarem o dia conversando nas portas de casa com os vizinhos.
O maior dos acontecimentos anuais de Quintino Bocaiúva é a tradicional Festa na Igreja Matriz de São Jorge, que costuma durar cerca de uma semana e que culmina com a procissão em homenagem ao santo. Essa festa ganhou mais importância com a criação do feriado municipal de São Jorge em 2002.
NOVIDADE NA REGIÃO
A construtora Tavares e Vieira lançará o empreendimento Áureo Residencial que será compostos por apartamentos de 2 e 3 quartos de 53,23 a 69,68 metros quadrados com vaga na garagem.
O residencial terá uma ampla área de lazer com churrasqueira, salão de festas, salão de jogos, playground, piscina, sauna e coworking.
Áureo Residencial |
Fonte: wikipedia.org
Comentários
Postar um comentário