As campanhas de marketing sensorial dos cinco sentidos vão além das tendências de marketing digital e da mudança das preferências do cliente para atrair seu público-alvo em um nível psicológico fundamental. À medida que os seres humanos continuam a encontrar um fluxo crescente de informações todos os dias, a ciência do marketing sensorial permite que as empresas cortem o barulho e se conectem com algumas das partes mais primitivas do cérebro humano.
Como você apela ao comportamento e à emoção humanos, em vez de depender de truques publicitários, uma estratégia de marketing sensorial é uma das maneiras mais eficazes de oferecer interações inesquecíveis com os clientes. Afinal, as emoções estão no centro das percepções que construímos sobre as marcas. Quanto mais você envolver os sentidos, mais uma resposta emocional seus clientes darão.
Vamos olhar mais de perto cada um dos cinco sentidos do marketing sensorial.
1. Gosto
Gosto é um conceito simples, mas é ignorado no mundo altamente digital de hoje. É difícil transmitir o sabor de um copo de vinho ou de um prato de macarrão perfeitamente cozido quando você está se conectando com seus clientes através de uma tela de computador. Essa é uma das razões pelas quais as marcas que lidam com o gosto precisam adotar uma abordagem híbrida do marketing.
Manter uma presença offline permite que as marcas de alimentos, bebidas e até hospitalidade prejudiquem a concorrência, fornecendo ao público-alvo amostras grátis e provadores dos alimentos que servem. Use suas amostras corretamente e você pode até convencer os clientes a se tornarem embaixadores de suas lojas online, compartilhando opiniões, depoimentos e referências on-line. Uma simples barraca de pop-up pode levar a um enorme fluxo de vendas, tudo graças ao senso de gosto do cliente.
2. Som
O "som" é uma característica comum do mundo do marketing há algum tempo. Inúmeras empresas têm uma marca de “áudio” para acompanhar sua identidade visual, que inclui músicas específicas tocadas em lojas, jingles e até mesmo sons. Mesmo a maneira como seu nome ressoa quando falado em voz alta pode afetar sua marca de áudio.
Para escolher a trilha sonora certa para suas táticas sensoriais de marketing, você precisará de um entendimento profundo do seu público-alvo. Por exemplo, alguns estudos sugerem que as empresas de luxo que vendem joias ou produtos de alta qualidade alcançam os melhores resultados ao usar música clássica ou jazz . É importante ressaltar que, em ambientes de varejo, a música em ritmo acelerado pode fazer com que os clientes se sintam mais impacientes ao esperar nas filas;
3. Vista
A visão é facilmente o mais estimulado dos cinco sentidos que os especialistas em marketing sensorial usam. Os clientes podem reconhecer logotipos e esquemas de cores bem projetados em questão de segundos. Como a visão é um sentido tão saturado, as empresas que desejam se destacar hoje precisam encontrar uma maneira de ir além das táticas tradicionais, como displays, design de sites e embalagens.
A visão precisa ser dar aos clientes um ponto de vista ou perspectiva diferente - algo que os obriga a perceber. Por exemplo, a Reunion Tower em Dallas apimentou sua estratégia de marketing sensorial com um aplicativo de realidade virtual que oferecia vistas de 360 graus do horizonte de Dallas a 560 pés de altura.
4. Toque em
O toque é outro dos 5 sentidos sensoriais de marketing difíceis de adotar por meio de táticas de marketing digital. Off-line, no entanto, existem várias maneiras de oferecer aos clientes uma experiência tátil de seus produtos. Seja a textura que você usa na sua embalagem ou os materiais presentes no seu produto, a sensação da sua marca pode ressoar com o cliente em um nível íntimo.
De fato, de acordo com alguns estudos, até 75% dos compradores dizem que preferem "sentir" um produto antes de comprá-lo - principalmente se estão comprando algo como móveis ou roupas. Se sua empresa não puder fornecer experiências físicas e táteis aos clientes, você precisará trabalhar muito para envolver seus outros sentidos.
5. Cheiro
Finalmente, como a maioria das empresas de marketing sensorial já sabe, a fragrância é um dos sentidos mais cruciais de todos para fins de marketing e branding. Como o nosso olfato está ligado ao nosso sistema límbico, ele pode afetar o modo como nos comportamos e o que lembramos de uma experiência de marca.
Usando a ciência do marketing sensorial, inúmeras empresas já experimentaram seus próprios aromas e experiências baseadas no cheiro. Por exemplo, empresas como a Cinnabon colocam seus fornos na frente de sua loja para atrair pedestres. Alguns locais até esquentam folhas de canela e açúcar mascavo o dia inteiro para manter o aroma fresco.