Empresas que usam marketing sensorial - exemplos para inspirar você
Os melhores exemplos de marketing sensorial são campanhas emocionais altamente envolventes, projetadas para atrair clientes em vários níveis diferentes. Pense dessa maneira: de que experiência você provavelmente se lembraria, do cheiro, sabor e calor de um bolinho recém-assado ou da imagem de um bolo que você viu online?
Campanhas de marketing sensorial são momentos experimentais, destinados a deixar seu público com sentimentos retumbantes de prazer, satisfação ou emoção. Para ajudar você a ter uma idéia do verdadeiro impacto das táticas sensoriais de marketing, vamos dar uma olhada em algumas empresas que usam essas estratégias em seu benefício.
1. Apple
A Apple é uma marca altamente focada no mundo digital e tecnológico. Apesar disso, eles se recusam a vender seus produtos exclusivamente online. Em vez disso, a empresa oferece aos clientes uma maneira de interagir com eles por meio de experiências altamente imersivas na loja.
As lojas, decoradas com a cor branca exclusiva da Apple, são um deleite visual, repleto de dispositivos com os quais você pode tocar, brincar e experimentar. Você pode conversar com os funcionários da Apple “Genius”, ouvir a opinião deles e desfrutar de uma interação pessoal tão limpa e fresca quanto um momento passado no site da Apple. As lojas da Apple são uma parte crucial de sua estratégia de marketing sensorial e uma maneira de apresentar às pessoas o estilo de vida que os dispositivos da Apple anunciam.
2. Starbucks
A Starbucks é outra pioneira entre empresas que usam marketing sensorial. Ao longo dos anos, a marca Starbucks evoluiu significativamente. A organização tornou-se mais do que apenas um lugar para tomar café - é um centro de criatividade, destinado a satisfazer seu senso de paladar, visão, tato, olfato e som. A partir do momento em que você entra pela porta de um local da Starbucks, pode sentir o cheiro do café, escolher entre os mesmos sabores icônicos e ouvir um estilo consistente de música tocando em segundo plano.
As músicas tocadas nas lojas Starbucks são enviadas diretamente para cada local pelo escritório principal da empresa, de modo que tudo continua sendo uma parte coesa da identidade completa da marca. Até a arte e o papel de parede da Starbucks são os mesmos onde quer que você vá. Dessa forma, os clientes da Starbucks não apenas tomam uma ótima xícara de café, mas também recebem toda a experiência da Starbucks em todas as lojas. A Starbucks manteve esse conceito em mente quando investiu em uma nova campanha de marketing com o Spotify , projetada para oferecer aos clientes a experiência de "áudio" da Starbucks em casa.
3. Dunkin Donuts
Por fim, o Dunkin Donuts é um dos melhores exemplos de marketing sensorial a serem discutidos para uma compreensão de como o envolvimento dos sentidos pode ter um impacto nos seus resultados financeiros. Como a Apple e a Starbucks, a Dunkin Donuts infunde esforços sensoriais de marketing em sua marca, com embalagens cuidadosamente escolhidas, cores específicas da marca e muito mais. A marca ainda tem seu próprio toque em certas partes do mundo.
Em uma estratégia de marketing sensorial criada em Seul, Coréia do Sul, a empresa decidiu aproveitar ao máximo sua capacidade de incentivar compras através do olfato. Os ônibus da cidade receberam máquinas que emitiam o cheiro de café fresco quando a música do Dunkin 'Donuts tocava no rádio. Os resultados foram impressionantes, levando a um aumento de 29% nas vendas da marca.
Conheça táticas e estratégias sensoriais de marketing
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