Pular para o conteúdo principal

Torna-se obrigatório o bloqueio de janelas e varandas nas áreas de uso comum dos condomínios verticais no Município do Rio de Janeiro.

Saiba o que mudará nos condomínios verticais com a lei Complementar nº 257 que entrará em vigor em 2023.

    De autoria do Vereador Wellington Dias (PDT), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promulgou, no dia 8 de novembro de 2022, a Lei Complementar nº 257 oriunda do projeto de lei complementar nº 67 de 22 de fevereiro deste mesmo ano.



A lei, que torna obrigatório a vedação de janelas e varandas nas áreas de uso comum localizadas em andares superiores ao pavimento térreo dos condomínios verticais e dá outras providências, tem como objetivo principal proteger não só crianças, idosos assistidos e deficientes físicos, mas todos os presentes nos respectivos locais. 

Em sua justificativa, o vereador afirma que "as áreas de uso comum nos condomínios verticais têm gerado grande apreensão por parte dos moradores, principalmente os que têm crianças pequenas, portadores de deficiência física e idosos assistidos. A vedação de varandas, janelas e locais destinados a ar-condicionado nos ambientes de uso comum nos condomínios verticais a partir do primeiro andar irá proporcionar maior segurança e tranquilidade a todos, tendo em vista a garantia de evitar acidentes que na maioria das vezes são fatais."

De acordo com o inciso 1, o bloqueio deve ser realizado de forma definitiva, com o uso de grades, telas ou redes. No inciso 2º diz que a instalação dos materiais utilizados deve ser respaldada por Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou pelo Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de profissional habilitado. O inciso 3º diz que a ART deve ser registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA e a RRT no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU.

   O descumprimento desta Lei acarretará, a cada fiscalização, advertência, com notificação dos responsáveis para a regularização no prazo máximo e improrrogável de trinta dias; e aplicação de multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) ao infrator, em caso de reincidência ou da não regularização dentro do prazo estipulado no inciso I.

O Prefeito ainda editará o Decreto para regulamentação desta Lei Complementar.

Vale reforçar que esta Lei Complementar só entrará em vigor após decorridos doze meses de sua publicação no diário oficial, que ocorreu no dia 09 de novembro de 2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revitalização Urbana: O Retrofit do Edifício A Noite e a Transformação da Praça Mauá no Rio de Janeiro

   O retrofit do Edifício A Noite e a revitalização da Praça Mauá no Rio de Janeiro são exemplos emblemáticos de como a modernização urbana pode coexistir harmoniosamente com a preservação do patrimônio histórico. Esses projetos não apenas revitalizam áreas urbanas degradadas, mas também promovem o desenvolvimento sustentável e a valorização cultural. Neste texto, discutiremos os benefícios e desafios do retrofit do Edifício A Noite, bem como a importância da revitalização da Praça Mauá, argumentando que tais iniciativas são essenciais para o futuro das cidades históricas. O Edifício A Noite: Um Ícone Histórico O Edifício A Noite, localizado na Praça Mauá, é um marco da arquitetura Art Déco e foi o primeiro arranha-céu da América Latina. Construído no final da década de 1920, o edifício abrigou a famosa Rádio Nacional, que desempenhou um papel crucial na cultura brasileira durante várias décadas. No entanto, com o passar dos anos, o edifício sofreu com a falta de manutenção e ...

Quintino Bocaiúva - Conheça o melhor do Bairro

 Quintino Bocaiúvas, mais conhecido entre os cariocas pelo seu primeiro nome, possuem características residenciais em ambos os lados (norte e sul)  e está localizado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro.  Praça principal de Quintino O bairro, que pertence à 15ª Região Administrativa (Madureira), recebeu esse nome em homenagem ao jornalista, político e morador da região - Conhecido como patriarca da República - Quintino Antônio Ferreira de Souza ou Quintino Bocaiúva.  A casa onde ele morou de 1892 até sua morte, em 1912, ainda permanece em sua forma original e foi tombada em âmbito municipal pelo decreto 12.294 de 17 de setembro de 1993. Em 2009 houve uma indicação legislativa com intuito de se realizar o tombamento histórico estadual do imóvel. Fachada da Casa de Quintino Bocaiúva A região , que também serviu de cenário para o filme " O Ibraim do Subúrbio ", nasceu o escritor e poeta Elvandro Burity  em 1940 e  o Galinho de Quintino ", A...

Hotel Glória é vendido e será transformado em um empreendimento residencial

Negociação gera grandes expectativas no mercado imobiliário   >   Inaugurado em 15 de agosto de 1920 para receber convidados que chegaram ao Brasil para as comemorações do centenário da independência, o Hotel Glória é o primeiro prédio de concreto armado da América do Sul, e o primeiro a receber classificação 5 estrelas do Brasil.   O empreendimento, que foi edificado pelo empresário Octávio da Rocha Miranda com projeto dos arquitetos Joseph Gire e Sylvio Riedlinger ,  já teve diversos eventos, visitas de artistas, políticos e chefes de Estado. Ao todos, 19 presidentes da República já o prestigiaram.   De início, o hotel pertencia à família Tapajós. Porém, foi vendido por R$ 80 milhões no ano de 2008 ao empresário Eike Batista que vendeu ao Mubadala , Fundo Soberano de Abu Dhabi.   Por ultimo, a  Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário , que foi fundada em 1994 por Daniel Dantas e Dorio Ferman e atua desde 1996 desenvolve...