Táticas e estratégias sensoriais de marketing
Se você reservar um tempo para pesquisar as mais recentes pesquisas de marketing sensorial, aprenderá que essa estratégia tem tudo a ver com a criação de conexões íntimas com seu público. Estratégias clássicas de marketing de massa raramente produzem o mesmo impacto, pois trabalham na suposição de que as pessoas se comportarão logicamente quando confrontadas com opções de compra.
A ciência do marketing sensorial sugere que as pessoas como consumidores agem de acordo com seus impulsos emocionais, mais frequentemente do que com raciocínio objetivo. Segundo Aradhna Krishna , no passado, as conversas com os clientes eram apenas "monólogos", onde as empresas conversavam com seu público-alvo. Agora, os consumidores exigem mais uma conversa de mão dupla, e isso significa abraçar o potencial do marketing sensorial.
Então, como você implementa sua própria estratégia de marketing sensorial?
1. Comece com suas personas de marca e comprador
Como qualquer plano de marketing , é importante começar com um bom entendimento de sua marca e de seu público. Por exemplo, quando você olha para a sua empresa, pergunte a si mesmo quais são as principais características da personalidade da sua marca e como transmiti-las com sugestões sensoriais. Por exemplo, você poderia mostrar sua natureza amigável através de doces gratuitos para todos os consumidores que mostram seu lado doce?
Depois de saber o tipo de impacto que está tentando causar, pense nas experiências sensoriais às quais seu público responderá melhor. A cultura do seu público-alvo, a idade, o histórico e até o sexo podem afetar a maneira como certas pistas sensoriais ressoam.
2. Trabalhe com especialistas em design
A visão pode ser um dos sentidos mais usados no mundo do marketing sensorial, mas isso não significa que você deva dar como certo. Nenhuma parte do design da sua marca deve ser deixada ao acaso, desde as cores no seu logotipo até a fotografia da marca que você usa em suas estratégias de marketing. A maioria das empresas já sabe que a escolha da cor pode ter um impacto significativo na maneira como as campanhas de marketing afetam os compradores.
No entanto, você sabia que o uso de pessoas atraentes em seus anúncios também pode melhorar o envolvimento do público? Estudos sugerem que a simetria nas características faciais faz com que as pessoas prestem atenção às suas mensagens de marketing por mais tempo.
3. Encontre seu som
Visão e som combinam-se para formar 99% de todas as informações da marca apresentadas às pessoas por meio de seus esforços de publicidade. Desde a invenção da televisão e do rádio, o som tem sido uma presença consistente nas estratégias de marketing de massa. Você provavelmente já conhece alguns sons famosos. A Harvard Business Review sugere que o "Intel Bong" é reproduzido a cada cinco minutos em algum lugar do mundo.
A chave para usar o som nas táticas sensoriais de marketing é descobrir quais ruídos funcionam melhor com seus produtos. Um estudo descobriu que as vendas de vinhos franceses superaram em muito as vendas de vinho alemão quando a música francesa era tocada na loja .
4. Envolver o sistema límbico
Embora haja muitos sentidos com os quais se conectar através do marketing sensorial, é seguro dizer que o olfato é o sentido que provavelmente está mais ligado à emoção. Ao longo dos anos, a indústria de perfumes para consumidores se transformou em um negócio de bilhões de dólares . Qualquer coisa, desde o perfume da sua embalagem até os produtos de limpeza usados na loja, pode afetar suas conexões com os clientes.
Apenas certifique-se de que os aromas que você usa em sua pesquisa sensorial de marketing não sejam excessivos. Muitas coisas boas podem acabar repelindo seu público quando usadas incorretamente.
5. Não subestime experiências offline
Por fim, se você quiser tirar proveito do marketing sensorial, lembre-se de que a publicidade não precisa ser "digital" para ser eficaz . Inúmeras empresas encontraram novas maneiras de se conectar com seu público-alvo por meio de sites, campanhas de mídia social e muito mais. No entanto, a verdade é que muitos compradores ainda apreciam as experiências pessoais que podem ter com as empresas modernas. Cerca de 85% dos consumidores dizem que desejam tocar e sentir os produtos que vão comprar antes de comprá-los.
Ao colocar pelo menos algumas de suas estratégias de engajamento do consumidor offline com eventos, exposições de marketing e até eventos pop-up, você pode criar experiências multissensoriais completas para o seu público que melhoram o alcance e a conscientização da sua marca. O marketing digital é poderoso, mas não se iluda pensando que as promoções offline também não são eficazes.
Abraçando a ciência do marketing sensorial
Como os consumidores de todas as origens começam a se sentir sobrecarregados com o grande número de mensagens de marketing com as quais têm que lidar, é crucial que as marcas comecem a repensar a maneira como se envolvem com seu público.
Pesquisas sugerem que os compradores sentem continuamente uma gama de emoções diferentes quando se conectam às marcas - positivas e negativas . A melhor maneira de garantir que seus clientes se lembrem de você é manipular esses sentimentos por meio de experiências sensoriais.
Uma estratégia de marketing sensorial é uma das maneiras mais inteligentes para qualquer empresa despertar emoções instantaneamente em seu público e manter um envolvimento de longo prazo. Seja a cor da embalagem do produto ou o aroma característico de suas lojas, quanto mais você alcançar os sentidos do seu público, maior a probabilidade de eles lembrarem de você e das coisas que você vende.
Enquanto chegar ao fundo do marketing sensorial pode parecer complicado a princípio, a verdade é que qualquer marca pode tirar vantagem dessa simples tática de marketing. Tudo o que você precisa fazer é descobrir como traduzir as características críticas da sua marca em experiências sensoriais convincentes.