Pular para o conteúdo principal

Marketing Sensorial - saiba o que é e como sua empresa pode se beneficiar dessa poderosa ferramenta.



Fale com os sentidos!
O que é marketing sensorial?



  O primeiro especialista em Marketing, professor Philip Kotler, previu que um dia o marketing se tornaria mais uma experiência sensorial, construída em torno do conceito de cognição incorporada, minimizando assim a discussão entre marcas e clientes. 

(A teoria da cognição incorporada sugere que são as emoções que influenciam os seres humanos na tomada de decisão e não o processamento racional de dados.)

Porém, foi Aradhna Krishna quem desenvolveu esse conceito ainda mais, dando ao processo de apelo aos sentidos o título: "Marketing sensorial". 

Qualquer tipo de publicidade capaz de envolver os sentidos e afetar o comportamento, o julgamento ou a percepção do cliente é definido como promoção "sensorial", diz Aradhna.

No livro chamado "Marketing sensorial", editado por ela, os autores citam vários estudos que destacam a importância de se conectar com seus clientes. Foi entendido que, enquanto os anúncios atraentes que passam na televisão, ou os folhetos de mala direta que chegam nos e-mails, capturam brevemente a atenção do público, outros sentidos podem ser despertados para complementar essa interação inicial e fortalecer a maneira como as pessoas se sentem em relação à sua marca.

De acordo com um estudo realizado, o ritmo das músicas nos supermercados pode afetar consideravelmente o comportamento do comprador. Em um experimento realizado, a música lenta fez com que as receitas aumentassem 38% em um supermercado e 41% em um restaurante. Músicas mais rápidas também levaram mudanças significativas no comportamento do cliente, levando a níveis mais altos de estímulo e incentivando os visitantes a agir de forma mais amigável com os membros da equipe.

Claro que não é apenas a música que falará com o seu público. Elementos visuais, táteis e até olfativos podem transformar seu ambiente de vendas e tornar seus esforços de marketing mais eficazes.

As empresas que usam táticas sensoriais de marketing descobriram que o cheiro de canela é frequentemente associado a sentimentos de calor. Em um outro estudo, eles notaram que adicionar um perfume de canela a uma almofada ajudou a melhorar a eficácia percebida de seus atributos terapêuticos à base de calor.

Uma estratégia de marketing sensorial simplesmente pede que as empresas modernas pensem além das estratégias de publicidade fundamentais que adotam a visão e o som quando estão interagindo com os clientes. Embora a marca de áudio, a música e até as imagens atraentes sejam cruciais para criar uma experiência de marketing multissensorial, há outros pontos a serem considerados. Por exemplo, o sistema límbico no cérebro responsável pelo processamento de cheiros também está no controle de nossas memórias e emoções.

Usar o perfume certo como parte de suas táticas sensoriais de marketing, poderá lembrar instantaneamente seus clientes de um momento na infância, ou lembra-los do seu produto na próxima vez que perceberem um aroma semelhante na área.

Então, como você cria uma estratégia de marketing que envolve todos os cinco sentidos?

Essa e outras respostas você encontrará aqui!

Marketing sensorial 5 sentidos: o que você precisa saber

Postagens mais visitadas deste blog

Revitalização Urbana: O Retrofit do Edifício A Noite e a Transformação da Praça Mauá no Rio de Janeiro

   O retrofit do Edifício A Noite e a revitalização da Praça Mauá no Rio de Janeiro são exemplos emblemáticos de como a modernização urbana pode coexistir harmoniosamente com a preservação do patrimônio histórico. Esses projetos não apenas revitalizam áreas urbanas degradadas, mas também promovem o desenvolvimento sustentável e a valorização cultural. Neste texto, discutiremos os benefícios e desafios do retrofit do Edifício A Noite, bem como a importância da revitalização da Praça Mauá, argumentando que tais iniciativas são essenciais para o futuro das cidades históricas. O Edifício A Noite: Um Ícone Histórico O Edifício A Noite, localizado na Praça Mauá, é um marco da arquitetura Art Déco e foi o primeiro arranha-céu da América Latina. Construído no final da década de 1920, o edifício abrigou a famosa Rádio Nacional, que desempenhou um papel crucial na cultura brasileira durante várias décadas. No entanto, com o passar dos anos, o edifício sofreu com a falta de manutenção e ...

Quintino Bocaiúva - Conheça o melhor do Bairro

 Quintino Bocaiúvas, mais conhecido entre os cariocas pelo seu primeiro nome, possuem características residenciais em ambos os lados (norte e sul)  e está localizado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro.  Praça principal de Quintino O bairro, que pertence à 15ª Região Administrativa (Madureira), recebeu esse nome em homenagem ao jornalista, político e morador da região - Conhecido como patriarca da República - Quintino Antônio Ferreira de Souza ou Quintino Bocaiúva.  A casa onde ele morou de 1892 até sua morte, em 1912, ainda permanece em sua forma original e foi tombada em âmbito municipal pelo decreto 12.294 de 17 de setembro de 1993. Em 2009 houve uma indicação legislativa com intuito de se realizar o tombamento histórico estadual do imóvel. Fachada da Casa de Quintino Bocaiúva A região , que também serviu de cenário para o filme " O Ibraim do Subúrbio ", nasceu o escritor e poeta Elvandro Burity  em 1940 e  o Galinho de Quintino ", A...

Hotel Glória é vendido e será transformado em um empreendimento residencial

Negociação gera grandes expectativas no mercado imobiliário   >   Inaugurado em 15 de agosto de 1920 para receber convidados que chegaram ao Brasil para as comemorações do centenário da independência, o Hotel Glória é o primeiro prédio de concreto armado da América do Sul, e o primeiro a receber classificação 5 estrelas do Brasil.   O empreendimento, que foi edificado pelo empresário Octávio da Rocha Miranda com projeto dos arquitetos Joseph Gire e Sylvio Riedlinger ,  já teve diversos eventos, visitas de artistas, políticos e chefes de Estado. Ao todos, 19 presidentes da República já o prestigiaram.   De início, o hotel pertencia à família Tapajós. Porém, foi vendido por R$ 80 milhões no ano de 2008 ao empresário Eike Batista que vendeu ao Mubadala , Fundo Soberano de Abu Dhabi.   Por ultimo, a  Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário , que foi fundada em 1994 por Daniel Dantas e Dorio Ferman e atua desde 1996 desenvolve...