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Marketing Sensorial - saiba o que é e como sua empresa pode se beneficiar dessa poderosa ferramenta.



Fale com os sentidos!
O que é marketing sensorial?



  O primeiro especialista em Marketing, professor Philip Kotler, previu que um dia o marketing se tornaria mais uma experiência sensorial, construída em torno do conceito de cognição incorporada, minimizando assim a discussão entre marcas e clientes. 

(A teoria da cognição incorporada sugere que são as emoções que influenciam os seres humanos na tomada de decisão e não o processamento racional de dados.)

Porém, foi Aradhna Krishna quem desenvolveu esse conceito ainda mais, dando ao processo de apelo aos sentidos o título: "Marketing sensorial". 

Qualquer tipo de publicidade capaz de envolver os sentidos e afetar o comportamento, o julgamento ou a percepção do cliente é definido como promoção "sensorial", diz Aradhna.

No livro chamado "Marketing sensorial", editado por ela, os autores citam vários estudos que destacam a importância de se conectar com seus clientes. Foi entendido que, enquanto os anúncios atraentes que passam na televisão, ou os folhetos de mala direta que chegam nos e-mails, capturam brevemente a atenção do público, outros sentidos podem ser despertados para complementar essa interação inicial e fortalecer a maneira como as pessoas se sentem em relação à sua marca.

De acordo com um estudo realizado, o ritmo das músicas nos supermercados pode afetar consideravelmente o comportamento do comprador. Em um experimento realizado, a música lenta fez com que as receitas aumentassem 38% em um supermercado e 41% em um restaurante. Músicas mais rápidas também levaram mudanças significativas no comportamento do cliente, levando a níveis mais altos de estímulo e incentivando os visitantes a agir de forma mais amigável com os membros da equipe.

Claro que não é apenas a música que falará com o seu público. Elementos visuais, táteis e até olfativos podem transformar seu ambiente de vendas e tornar seus esforços de marketing mais eficazes.

As empresas que usam táticas sensoriais de marketing descobriram que o cheiro de canela é frequentemente associado a sentimentos de calor. Em um outro estudo, eles notaram que adicionar um perfume de canela a uma almofada ajudou a melhorar a eficácia percebida de seus atributos terapêuticos à base de calor.

Uma estratégia de marketing sensorial simplesmente pede que as empresas modernas pensem além das estratégias de publicidade fundamentais que adotam a visão e o som quando estão interagindo com os clientes. Embora a marca de áudio, a música e até as imagens atraentes sejam cruciais para criar uma experiência de marketing multissensorial, há outros pontos a serem considerados. Por exemplo, o sistema límbico no cérebro responsável pelo processamento de cheiros também está no controle de nossas memórias e emoções.

Usar o perfume certo como parte de suas táticas sensoriais de marketing, poderá lembrar instantaneamente seus clientes de um momento na infância, ou lembra-los do seu produto na próxima vez que perceberem um aroma semelhante na área.

Então, como você cria uma estratégia de marketing que envolve todos os cinco sentidos?

Essa e outras respostas você encontrará aqui!

Marketing sensorial 5 sentidos: o que você precisa saber

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